quinta-feira, 14 de junho de 2012

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
 (Lembranças de Baturité) Gracinda  Calado
Tinha apenas nove anos, quando eu morava na Av. Proença,  próximo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Era uma igreja antiga, de arquitetura colonial, muito simples, mas suas imagens eram lindas. A imagem de Nossa Senhora era esplêndida e ao mesmo tempo muito simples, talvez pela simplicidade da santa com o menino Jesus nos braços e um rosário nas mãos.
Sempre que a igreja estava aberta eu corria até lá para apreciar Nossa Senhora, e o seu olhar brilhante e transparente, para o menino Jesus.
Dificilmente celebravam missa lá, quase sempre estava fechada.
Ela ficava bem no centro de uma avenida, onde transeuntes passavam e carros faziam retorno em torno dela para protegê-la. Sinto saudades daquele tempo, quando no dia 7 de outubro os padres celebravam missa e a igrejinha ficava aberta para admiração de todos.
Um dia qualquer, não me lembro exatamente a data passei e a igrejinha não estava mais no lugar. Só havia um amontoado de entulhos de tijolos.. Fiquei aflita “quem fez essa maldade”, repetia várias vezes, ninguém me dava explicações. Como dar explicações a uma garota de nove anos?
Nossos pais se mudaram para outro bairro, bem distante do centro onde havia a igreja do Rosário. Alguns anos depois, houve uma campanha no meu bairro para a construção de uma Igreja. Era no bairro das Lages.
Meus pais se empenharam muito na construção da Igreja, que seria muito importante para aquela comunidade. Enfim chegou o dia da inauguração da Igreja. Toda nossa família estava presente na solenidade e na missa. 
Eu já era mocinha, tive uma grande surpresa, que jamais me esqueci.
 Olho para o altar e reconheço a santa que tanto eu amava com o menino nos braços e o rosário. Chorei de alegria e senti uma emoção tão grande!
Pensava que não encontraria mais aquela imagem que para mim era uma recordação da minha infância. Pedi explicação ao meu pai. Ele explicou-me   que a Igreja de antes, estava deixando em risco os que por ali passavam de carro, pois  sua localização era muito antiga e a cidade se preparava para o progresso e o desenvolvimento. Fiquei feliz, pois a santa veio ao meu encontro.
Hoje não moro em Baturité, minha terra natal, mas a igreja de Nossa Senhora do Rosário continua lá, no bairro das Lages, esperando pela minha visita, cada vez que vou a Baturité.

Nenhum comentário:

Postar um comentário