quarta-feira, 9 de novembro de 2011

COMO FALAR EM ECOLOGIA?

COMO FALAR EM ECOLOGIA?
GRACINDA  CALADO
Falamos em ecologia, ouvimos falar o tempo todo na mídia, nos meios de comunicação, os mais diversos, porém só quem entende de ecologia é quem viveu por algum tempo em contato com a natureza pura e bela, sabe o quanto faz mal pra ela os conceitos distorcidos dessa palavra: Ecologia!
O meio ambiente é o que de mais sagrado possuímos, onde respiramos, onde organizamos e oxigenamos nossas células vitais, nosso corpo em equilíbrio perfeito com a natureza, nosso ciclo de vida, nossa jovialidade, sem preocupação com a idade cronológica, ou beleza da pele, e dos músculos, em estética, etc. Basta que obedeçamos as leis naturais e amemos a natureza sábia!
Quem não se encanta e se deslumbra com o cheiro de mato das florestas, com a água transparente dos rios correndo sem parar, com o canto mavioso dos pássaros, muitas vezes escondidos nas folhagens tão distantes?
Quem nunca percebeu que o dia é mais brilhante na floresta ou na serra, na praia, no serrado, nas caatingas, mesmo desnudas, nos canaviais, nas roças de café, nos grandes banhados, nos sertões, nos grandes rios e nos seringais?
Quem nunca conheceu uma cachoeira caindo, despencando dos barrancos sem medo de ser feliz, como um véu de noiva que enfeita a mata depois se espalha pelo chão lavando pedras e areias, rumo ao oceano onde encontra seu destino?
Quem nunca viu uma plantação de café florindo e perfumando o ar ou os seus frutos vermelhos e doces como o mel? É de admirar! As laranjeiras cobertas de flores exalando um perfume embriagador.
Não se pode saber o que é ecologia se não se conhece o amor a natureza pura e bela.,
Fácil é ver o mar, em praias abertas para bronzear a pele, deitar nas areias sujas da cidade, respirar a poluição que vem das fuligens dos carros que passam apressadamente, ou o odor dos esgotos que se jogam no mar poluindo das águas? Fácil é não conhecer o que é ecologia, fácil é beber a água que vem preparada de oxidantes e tenebrosos micróbios, engarrafada para nossas casas. Fácil é discriminar quem defende a natureza, a ecologia e a maneira melhor de se viver!
Quem ama a natureza obedece a Lei de Deus, e dos homens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário