quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O LUGAR DE MARIA

A DEVOÇÃO POPULAR E O LUGAR DE MARIA
CONCEITO DE DEVOÇÃO     (cf. Maria Célia Pinheiro)
É um ato interior da vontade de servir a Deus fundamentado na fé que nos leva a ser fervorosos e à prática da caridade.
Trata-se de um dom de Deus que conta com a participação do homem que é convidado à oração, à meditação, à contemplação que promovem o despertar para o serviço a Deus.
DEVOÇÃO POPULAR À MARIA
O fundamento da devoção à Maria está contida nos próprios Evangelhos pois aos meditá-los percebemos a presença da virgem de Nazaré mesmo de forma velada e nos momentos mais decisivos da vida de Jesus sua figura forte de mãe é revelada.
Da concepção do Filho de Deus, seu nascimento e até sua morte, mesmo em silêncio aos pés da cruz o coração de Maria  falou bem alto em termos de fidelidade, amor e aceitação da vontade do Pai.
A devoção à Maria é um ardor em servi-la para melhor servir a Deus. Não deve ser portanto fruto de sentimentalismo ou emoção passageira mas sim de desejo de imitação de suas virtudes que devem agradar a Deus.
Muitas são as formas de devoção à Maria a exemplo de novenas, imagens, estátuas, capelas, santuários e outros.
Foi a partir do Concílio de Éfeso que o culto do povo de Deus à Maria cresceu consideravelmente na veneração e no amor na invocação e na imitação conforme Lumen Gentiu, 66 – onde Maria foi exaltada pela graça de Deus acima de todos os anjos e santos e de todos os homens, logo abaixo de seu Filho.
O Vaticano II também confirmou a importância da devoção popular à Maria ao confirmar a legitimidade das imagens sagradas de Cristo, da virgem e dos santos diante da ameaça de serem retiradas dos santuários. A piedade e devoção à Maria são resultados do amor e do compromisso em servir ao Filho.
O LUGAR DE MARIA
A devoção à Maria por não ser fruto de uma emoção passageira mas de uma convicção em imitar suas virtudes que nos levam para mais perto de Deus faz com que ela tenha o seu lugar no coração de cada filho que a venera como sacrário da salvação.
Maria é portanto sinal de esperança certa e de consolação para o povo de Deus peregrino que espera em Deus.
Ao longo da história Maria tem ocupado o seu lugar de mãe consoladora dos aflitos e medianeira das súplicas dos pequeninos de Jesus.  Através dela são arrebanhados muitos filhos para Deus já que é a mais próxima dele e de nós como nos dizia o Papa Paulo VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário